segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Alienação


"A massa sustenta a marca, a marca sustenta a mídia, a mídia controla a massa." (George Orwell)

"Nosso maior inimigo somos nós mesmos
Reféns de nossa própria ignorância (ignorância da própria)
Orgulho, às vezes o que o espelho mostra é duro de ver
Admitir que o que tu critica é bem parecido com você" (BNegão)



Não há nada de errado em alienar os outros, o problema está em se deixar alienar. Por que as pessoas se deixam alienar? Simples. Para fazerem parte do grupo, por que se elas não usarem a mesma roupa do grupo, não assistirem o mesmo canal que eles e nem curti os mesmo links no facebook, elas estarão excluída do grupo, do meio que a cerca, e como sabemos o homem não consegue viver sozinho, ele é um ser social.

Sempre teve alienações, a história humana é cheia delas, as tradições e a cultura são as mais antigas, todo grupo que existe esta tentando te alienar de algum modo, a igreja te aliena, o estado te aliena, a televisão te aliena, sua família te aliena,  pode se dizer que o trabalho aqui no Mutamos é um modo de alienar. Qual é o trabalho do alienador? Ele cria um grupo e faz parecer que somente nesse grupo terá a segurança, a união e a justiça, que fora dele você estará correndo perigo, já que o grupo dele é melhor que os outros. O alienador também cria as regras do grupo, dizendo o que é certo e errado, como se deve viver, o que se deve vestir, etc. Depois o alienador começa fazer comparações com os outros alienadores, e ai começa a guerra, o combate, nação contra nação, cristão contra muçulmano, facebook contra orkut, uma discriminação sem fim, para ver quem consegue alienar mais. 

Quando o alienado consegue se liberta da alienação,"sistema", ele acaba caindo em outra forma de alienação, "comunista", "anarquista", "espiritualista", "zeitgeistista", pensando que assim ele poderá derrubar quem o estava alienando, e assim em vez de ser um alienado ele começa alienar os outros e tornamos o que antes criticava. O problema está em querer colocar o que é certo e o que é errado, fazendo parecer que um grupo é melhor que o outro, e isso gera um sentimento de superioridade, entretanto, como pode ter alguém superior que o outro, se somos todos semelhantes, levando em conta que somos todos seres humanos.

Por isso existe a regrinha do Mahatma Ghandi: "Seja você a mudança que deseja ver no mundo", não se preocupe com a alienação alheia, sempre fique de olhe na sua própria.

Nós somos o alienador e o alienado.

(Matuzaleu)

7 comentários:

  1. Ótimo post! Muito bem colocada a questão da alienação. De fato, todo e qualquer grupo de pertencimento não deixa de ser 'só' mais um problema. Como nos diz Krishnamurti: "toda a violência e vossa condição miserável, provem de vossas 'rolutações' mentais e ilusão de separatividade". LJ.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Léo!

    essa era ideia, não adianta ficar trocando de time, não precisamos de um time para ser livre.

    Tio Krishnajii é o cara! xD

    \o/

    abraços

    Mau

    ResponderExcluir
  3. parabéns man! gostei do post, traz uma análise interessante e que vai bem além.

    ResponderExcluir
  4. opa Jean!

    valeu pela visita

    sim essa análise vai longe, mas não quis estender o post =D

    valeu

    Cand's

    ResponderExcluir
  5. Conceitualmente errado, politicamente equivocado. Deveria consultar um professor de sociologia antes de falar bobagens. Ah, bom, então era para ser mais um post de comédia? Entendo.

    O professor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o texto dele pode não ser uma fiel reprodução do que Marx, por exemplo, disse sobre alienação. Mas eu acho muito admirável pensar por si mesmo sobre um tema tão fundamental

      Excluir
    2. Valeu professor, proxima vez explique melhor o que você não entendeu, porque eu não entendi sua critica xD,

      -

      Salve Tiago!

      gratz pela ajuda =D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...