segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Manifesto do Ocupa Sampa



MANIFESTO

Vinte e sete anos após o histórico Comício pelas Diretas, o Anhangabaú é palco de manifestações por democracia. Passadas duas décadas da chamada "Redemocratização", é hora de questionarmos se vivemos, de fato, em um país democrático. A cada dia fica mais claro que o poder econômico tomou o controle de todo o processo político, de modo que, diferentemente do que diz a Constituição, não somos tratados como iguais.

Os políticos em Brasília têm poder de decidir por eles mesmos qual será o salário deles e também o salário do trabalhador comum. Basta olhar a diferença absurda entre o contracheque deles e os nossos para ver que eles representam apenas os seus próprios interesses e os do pequeno grupo de privilegiados que concentra a maior parte da riqueza de nosso país.
Eles decidem quanto cobrarão de tributos e também como nosso dinheiro será gasto; eles decidem destruir as florestas e rios sem consultar a vontade das populações indígenas, nem a dos contribuintes que arcarão com os custos da construção da Usina de Belo Monte; eles gerem o transporte público, mas chegam para "trabalhar" de helicóptero; constantemente, policiais (agentes do Estado) extrapolam suas atribuições agindo com violência desmedida contra moradores de rua e da periferia bem como contra manifestantes pacíficos. E pior, fazem isso dizendo estar agindo em nosso nome. Esses e outros exemplos demonstram que ELES NÃO NOS REPRESENTAM.

O movimento popular plural e independente #AcampaSampa propõe democracia direta (real, verdadeira, que esteja presente no nosso dia-a-dia). Defendemos o direito a voz para todos nos debates e queremos mudança completa do sistema politico e exigimos o direito de participar na construção do nosso Brasil. Chega de decisões unilaterais concentradas nas mãos dos mais ricos dentre os ricos.

AQUI VOCÊ TEM VOZ (como todos os outros)

No acampamento que se instalou sob o Viaduto do Chá desde o último dia 15 de Outubro todas as decisões são tomadas por consenso. Isso significa que as pessoas presentes têm direito a voz para expor suas propostas, críticas, sugestões, problemas e temas apresentados. Não importa sua idade, grau de instrução formal, sexo, raça, nem quanto dinheiro você tem (ou deve) no banco.

Convidamos você a se juntar ao movimento. A sua presença é muito importante. Venha participar das assembleias consensuais, decidindo junto o futuro do movimento e do Brasil. Caso não possa permanecer acampado, leve a discussão para todos os cantos da cidade e do país; pela internet, fazendo sua arte, na conversa com os amigos, como você quiser. Ocupemos as ruas e lembremos a essa cidade que ela tem VIDA.



Vamos recuperar nossos sonhos e o direito de decidir os nossos destinos do nosso país e do mundo.



Não Violência, Consenso e Autonomia de Estado, Governos, empresas e partidos.

(Estamos de baixo do Viaduto do Chá , no Vale do Anhangabaú)

4 comentários:

  1. Aqui você tem voz ... mas tudo é preformatado e pautado pelos partidos emergentes, em especial pelo PSOL. A agenda é idêntica, é indisfarçável. Nem com a máscara do Guy Fawkes ...

    ResponderExcluir
  2. eu estou no ocupa, e a galera do Psol o tal do Juntos, sumiu no primeiro dia, já estamos no 28 dia acampada

    -

    e qual é a sua solução, tu que fala das mascaras e comenta anonimamente?

    ResponderExcluir
  3. Eu falo anonimamente, mas não tô tentando camuflar partido, pois não ocupei nada e não divulga a agenda do PSOL. Já vocês ...

    ResponderExcluir
  4. reclamações sem soluções?

    e ainda continuo afirmando somos apartidários,

    e em sampa não tinha psol, não sei os outros acampas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...