domingo, 5 de junho de 2011

Por que One Piece é tão * Oda ?



Desde da antiguidade o homem inventa historias, como mitos e lendas, para explicar o que ele não entendia, o Universo ou a natureza. Os personagens e os fatos criam vida na mentalidade popular e a imaginação lhe confere virtudes e poderes. Ainda que desvirtuem a historia em seus fatos reais , revelam verdades acerca da enigmática natureza humana; mesmo que não reproduzam a fidelidade dos fatos que eles representam, expõem à luz do mundo nossa qualidade efêmera e exploram as angústias da existência de modo irrepreensivelmente verdadeiro, ou seja os personagens das lendas e mitos, a pesar de vivenciar coisas surreais, as emoções em que eles passam são de fato emoções reais. E nessa atmosfera mítica, seguimos quase cegos, tateando caminhos já trilhados por heróis, em busca de nossas próprias verdades.(Herói do grego: pequeno deus e grande homem)

Em One Piece não deixa de ser diferente a pesar de ser um mundo fictício, as atitudes dos personagens são inspiradoras para o dia a dia na rotina deste mundo atual,

One Piece é um manga criado pelo Eiichiro Oda, e lançado semanalmente na revista Weekly Shonem Jump, desde 4 de agosto de 1997, e ainda esta sendo produzido ou seja o seu final ainda não foi concebido, não que Oda não tem em mente o final da historia, mas até chegar lá ele tem muito pano na manga. No Japão seu pais de origem, ele é o manga mais vendido, batendo recorde a traz de recorde, e em uma pesquisa recente mostrou que apesar de One Piece se enquadrar na categoria infanto-juvenil, mas de 70% de seus leitores esta na casa dos 18 aos 49 anos, mostrando assim que não é apenas uma historia para distrair crianças em fase escolar.

-

A Historia de One Piece(OP) se passa em um mundo cheio de ilhas e arquipélagos, onde um Governo Mundial (GM)criado há 800 anos, domina quase todo as ilhas e para controla-las e defende-las, ele utiliza sua ferramenta chamada Marinha, tudo parece perfeito mas o GM é um tanto ditador e tirano fazendo todos os reinos serem ligados a ele, e que ninguém possa ir contra ele, assim com essas repressão o único jeito e desvincular dele é acabar virando um fora da lei, ou seja um Pirata, então a 22 anos a traz teve um Pirata que descobriu um tesouro chamado One Piece, e antes de morrer ele disse onde ele poderia esta, e assim começou a grande Era dos Piratas.

E assim começa a historia do herói Monkey D. Luffy, O Chapéu de Palha, um garoto que tem apenas um sonho, ser o Rei dos Piratas, por que na mente dele, o Rei dos piratas tem a maior liberdade de todas, e para isso ele tem que achar o One Piece.

-

Comecei falando por que eu acho One Piece tão *oda, existe muitos mangas hoje em dia, muitos bom, com boas historia e boas batalhas, mas nenhum manga ate hoje chegou ter o enredo que OP tem, a pesar de Oda escrever em um mundo fictício com acontecimentos fictícios, podemos ver só pelo fato de existe super poderes, muitas coisa que acontece no universo OP acontece aqui no nosso mundo.

No Arco do East Blue, o primeiro Arco, Arcos são partes com começo e fim dentro da historia principal, neste arco vemos a tirania de alguns marinheiros que vemos logo no terceiro capitulo, onde a Marinha com seu punho de aço mantém a ordem, onde o capitão se julga o ser supremo sobre os seus subordinados e estes tem que idolatra-lo e fazer tudo que ele pede se não será punido injustamente, vemos isto em nosso mundo, desde dos militares a donos de empresas que se acham o rei da cocada. Ou no caso do Arlong, onde ele tem uma ilha como refém usando apenas suas força bruta e pagando para um marinheiro corrupto não deixar o GM ficar sabendo, aqui no Brasil na região do nordeste onde vive os Coronéis, eles fazem a mesma coisa.

O Oda consegue criar sagas inteiras baseado em fatos que acontecem pelo mundo, usando o mundo do OP como base, sendo assim ele tem liberdade de usar referencias indiretamente, um dos Arcos mas bem trabalhado é o de Alabasta, onde o vilão Sir Crocodile conseguiu manipular um reino inteiro, fazendo a população se rebelar contra o rei, assim começando uma guerra civil, onde o povo estava atacando o seu próprio povo.

Em um outro Arco Skypea, que ocorre em uma ilha no céu, lá vive Enel que se considera Deus e tem poderes de poder escutar a vozes de todos na ilha, assim se alguém dizer algo contra ele recebera o "julgamento divino", fazendo com que o povo viva com medo, e não tem alternativa de mudança já que o próprio povo o considera Deus, e sendo um Deus ele é justo, mas na ilha existem também uma espécie de Índio local, que foi expulso de sua terra natal, pelo Deus anterior e que tenta resgata-la, para quem estudou a colonização do Brasil, onde os jesuítas mas matava que convertiam entende o que se passa pela mente dos personagens,

E no Arco seguinte onde finalmente o GM começa a mostrar suas garras, onde ficamos sabendo que antes do GM ser criado 800 anos a traz, ele destruiu o governo anterior, assim apagando ele do mundo, destruindo sua historia e não deixando que ninguém pesquise ela, casos assim aconteceu na nossa própria historia varias vezes, desde do incêndio na grande biblioteca em Alexandria, a fatos mais atuais, como na Russia, quando ela virou comunista, os soviéticos botaram fogo em todos os livros, e na segunda guerra mundial Hitler fez o mesmo, a Igreja católica não ficou muito longe também, destruindo a Historia, a Nossa Historia.

Já no Arco Marineford, onde ocorre a maior guerra da Era dos Piratas, vemos como o GM age para se manter no poder, neste Arco, acontece uma das falas mais impressionantes, quando um dos piratas do governo diz, que a Justiça Prevalecerá, ele diz: "Piratas são ruins? A Marinha é a Justiça? Rótulos passados de geração em geração tantas vezes, crianças que não sabe o que é paz, e crianças que nunca viram uma guerra seus valores são complemente diferentes, Quem que esteja no topo pode decidir o que é certo o que é errado! A justiça prevalecerá? Com toda certeza! Quem quer que prevaleça, é a Justiça" e ele esta totalmente certo, nesta guerra tanto a marinha quanto os piratas querem a tal da Justiça, mas a penas que esta no poder tem o dom de falar o que é justo, então quem ganhar a guerra terá a Justiça. Nisto mostra todo o potencial do Oda, as lições de moral que ele passa a cada conclusão de arco, é algo que podemos levar pra nossas vidas e passar para os nossos filhos.

Mas a maior lição que o Oda nos ensina é que se temos um sonho temos que viver por ele, lutar com unhas e dentes pelo que acreditamos, e desistir nunca, e que para conquistar o seus sonhos você precisara de companheiros, nakamas, nesta jornada chamada vida.

(Matuzaleu)

(Este post esta em vias de ser editado, se tiver algo para colaborar post um comentário)


3 comentários:

  1. One Piece é muito foda mesmo, xD, o melhor dos melhores, gosto de muitos mangas por ai, mas nenhum chegou perto de one piece, pena que muita gente tem um preconteito formado sobre ele, e perde a magia que o mundo de one piece pode da.

    ResponderExcluir
  2. muito legal!
    curto mangás pra caramba e nunca li...
    não tinha ideia da magnitude e extensão da obra.
    vou ter um contato, deu vontade.

    ResponderExcluir
  3. cara é uma historia que vai te fascinar, basta da uma chance e ter paciência nos primeiro capitulos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...