sábado, 20 de agosto de 2011

Criatividade e Entretenimento


"Numa sociedade decadente, a arte, se verdadeira, deve também refletir essas decadência. E a menos que ela deseje trair sua função social, a arte deve mostrar o mundo como mutável, e ajudar a mudá-lo." (Ernst Fischer)

"Porque a Arte Liberta" (Criolo Doido)

  A TV e a Internet estão lotadas de entretenimento, que entretém a mente, no Brasil estamos na era do humor inteligente, humor acido, que não passa de zombaria e escarneamento. Por que isso acontece? A desculpa dada é que o Trabalho e a Faculdade são desgastantes, pesada demais, e quando se chega em casa só que saber de distrair, então liga a TV e o PC, e começa a fuga da realidade.
 
  Não que o Entretenimento seja de todo ruim, ele é algo necessário, porem existem entretenimentos e entretenimentos. Pense um pouco, o que é Entretenimento? Ele é a Arte, em todas as suas vertentes: escrita, falada, desenhada, cantada, tocada, entre outras expressões.

  E é ai que entra a Criatividade, já parou pra pensar o que é Criatividade? Criação? Criar? É exatamente isso que nos faz humanos, a Arte, podemos criar coisas neste mundo visível que antes não existia. Se pegar um pedaço de papel em branco e escrever algo ou desenhar algo nem que seja a letra "A", aquele "A" sera uma extensão sua, teu filho, tua cria, sempre que vê aquele "A" lembrara que é teu, que ele de algum modo é você, e dependendo, poderá aquele "A" entreter varias pessoas.

  E isso é uma inspiração, o ato de criar liberta o ser da mente, já que a mente é o acumulo de informações e conhecimentos passados, para criar algo novo, para fazer uma arte tem que ir além da mente e nisso está uma grande técnica de Meditação. Convido a você experimenta-la pegue um Domingo frio e chuvoso, e tente criar um poema, um verso de musica, um desenho qualquer, crie e de para alguém e entretenha. E use a sua criação para libertação e não para ser uma fuga, uma válvula de escape.

(Matuzaleu)

7 comentários:

  1. A criação é reflexo do seu criador, sua expressão como vc bem disse, mas para criar não precisamos sair da mente, muitas criações visam interesse egóico, como por exemplo criações bélicas, ou no âmbito da arte, manifestações artísticas superficiais (não profundas) como por exemplo músicas comerciais xulas, feitas sem coração, ou filmes visando apenas o lucro e entretenimento das massas, que se entretêem mais ou menos de forma padronizada (isso superficialmente claro): "homens devem gostar de violência e mulheres de romantismo"
    Portanto o nosso própio impulso de criar deve ser de criar algo belo, que transcenda a visão comum, levando a reflexões profundas e "insight's" sobre a realidade, como ilustra a primeira frase que colocou.
    Se nossa criação for fruto do ego, não será algo sincero, puro, desinteressado de elogios e críticas, mas se formos capazes de transcender nossa própria mente inferior, poderemos realmente criar coisas magníficas, não apenas como forma de prazer momentâneo, como um entretenimento fugaz, mas como um prazer transcendental que visa o bem-estar de toda a humanidade, uma felicidade em si mesma de ser parte co-criadora de uma realidade mais Divina e Verdadeira!

    ResponderExcluir
  2. É como se eu mesmo tivesse escrito, mas no lugar do meu nome o texto foi assinado como: Amigo.
    Algumas pessoas sempre acabariam se cruzando, indiferentemente da distancia, hoje vemos isso, um "isso" que se espalha pelo mundo, e multiplica a amizade.
    Que a arte entretenha aos amigos, porque se não houver amor pelo entretido, o artista acaba por iludi-lo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Pietro, um belo complemento pro texto,

    -

    Valeu SR.IND, gostei do seu comentário, as vezes leio algo que escrevi e também penso se foi outra pessoa que escreveu. acho que é por isso que assino com um pseudonome

    ResponderExcluir
  4. Formidável, Maurício =]

    O ser humano é um criador ambulante e quando usamos da criatividade para adentrar na abstração artística, mesmo que tal abstração acabe afluindo na mente concreta, estamos acessando "dimensões" que não estão presentes na mente.

    Então, à sua maneira, a criação artística é uma forma de meditação.

    Formidável =]

    ResponderExcluir
  5. Oi Maurício,

    seu texto fez TODO O SENTIDO para o momento que estou vivendo atualmente!

    Na verdade eu tinha falado com o MK sobre o meu desejo de voltar a pintar e tem uma semana que isso aconteceu. Eu disse a ele justamente que quando estou pintando minha mente fica límpida, nenhum pensamento, como uma meditação...

    Aí ele me deu a dica desse texto seu aqui no Mutamos que tem tudo a ver. Impressionante. Eu, particularmente, sou amante da arte, da criatividade, da intuição...

    Então, fico feliz em saber que estamos todos conectados de uma forma bem afinada rsrsrs.

    Vou compartilhar no meu mural!

    Abração, Maurício,

    valeu demais!

    Linne

    ResponderExcluir
  6. Adoro seus textos Parabéns...

    ResponderExcluir
  7. Opa Marcos!

    Vc fez eu ver algo no meu texto que eu nem tinha reparado xD,

    -

    Oi Linne Obrigado pro ter curtido, o texto, ainda estou aprendendo a expressar, e assim criando arte em escrita, mas a arte em desenho é algo muito legal, e hoje em dia infelizmente tem poucos que sabem usa-la para libertar a mente,

    xD

    -

    Oi Blogamos

    hihi

    xD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...